Nichos de coaching o guia básico. Descubra onde o coach pode atuar
Coaching é um processo, facilitador para que a pessoa encontre o seu propósito de vida e alinhe suas estratégias e metas para alcançar o resultado esperado. É uma ferramenta que ensinar uma pessoa a tomar decisões mais assertivas em sua vida pessoal ou profissional. Coach João Ernani
Como é o mercado de coaching?
É uma profissão em ascendência que tem como objetivo a transformação de vida. Muito utilizada por empresas para gerar melhor desempenho dos seus colaboradores. É atualmente muito utilizada também por pessoas em busca de melhoria de qualidade de vida.
O coach pode atuar em diversos nichos e sub-nichos de mercado pois possui uma metodologia flexível e adaptável a diversas áreas. Um bom coach deve identificar seus pontos fortes e alia-los ao processo de coaching para atuar em sua área desenvolvendo pessoas. As técnicas utilizadas pelo coach são utilizadas para o desenvolvimento humano, seja no campo pessoal ou profissional.
O coach pode atuar em mais de um nicho de mercado?
Sim, o coach pode atuar em mais de um nicho de mercado mas para quem esta iniciando meu concelho é escolha um nicho de mercado e foque nele. Quando você já tiver uma cartela de clientes satisfatória ou não procure outros nichos.
O coaching está dividido em dois grandes nichos: coaching pessoal ou self/life coaching voltado às necessidades pessoais e o coaching profissional ou executive/ business coaching voltado para as necessidades profissionais. Diversas são as variações para estes nichos de mercado que iremos chamar de sub-nichos como por exemplo:
Quais os Tipos de Nichos de Coaching?
Coaching Pessoal ou Self/life coaching
- Coach de relacionamento
- Coach de emagrecimento
- Coach de crianças
- Coach de adultos
- Coach de saúde
- Coach de bem estar
- Coach de saúde e bem estar
- Coach de relacionamento
- Coach de família
- Coach de comunicação
- Coach de produtividade
Coaching Profissional ou executive/ business coaching
- Coach de carreira
- Coach de vendas
- Coach financeiro
- Coach de negócios
- Coach financeiro
- Coach de liderança
- Coach de empreendedorismo
- Coach de aposentadoria
- Coach de produtividade
Conforme a citação de Peter Drucker, um dos maiores influenciadores do marketing moderno, é de suma importância a escolha um nicho de mercado. No mundo dos negócios é impossível atender a todos e não é diferente para o coaching que deve se especializar cada dia mais.
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.” PETER DRUCKER
Por este motivo o coach deve escolher um nicho para atuar e se destacar.