O que é ser professor e qual é o seu papel na educação?

O que é ser professor e qual é o seu papel na educação?

Você em algum momento de sua vida teve um contato com algum professor, seja na escola primária, durante a sua graduação ou pós-graduação? Esses profissionais possuem o dom do conhecimento e sentem prazer compartilha-lo com as demais pessoas.

É sem dúvidas uma profissão que requer esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação, mais ainda, que requer compromisso e comprometimento.

Conheça mais sobre essa bela profissão no texto a seguir!

O que é ser professor?

O professor

A palavra professor refere-se a pessoa que se dedica ao ensino de uma determinada ciência ou arte. Para se engajar na profissão como professor docente é preciso ter habilidades pedagógicas, conhecimento e vocação para realizar essa função.

O papel do professor

A ação do professor é muito importante em escolas, principalmente na formação das crianças e adolescentes. Suas ações refletem em toda a sociedade formando ativamente cidadãos que serão os futuros profissionais no mercado de trabalho.

As crianças são as que mais precisam de modelos a serem seguidos. Os exemplos nos anos iniciais da vida são os pais, seguidos dos professores e amizades no ambiente escolar.

Esse profissional possui influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato do seu filho com a escola, afinal é ele quem facilita o acesso as informações e dados, ao conhecimento acumulado pela sociedade, conduzindo, medindo e executando experiências, eventos e projetos para que a construção da aprendizagem seja completa desde os primeiros anos no colégio.

O papel do professor na educação

Como mencionado o papel do professor é primordial em todos os níveis de educação, mas principalmente na educação infantil e engana-se quem pensa que o papel do professor é apenas de ensinar.

Ele é quem estimula as atitudes respeitosas por parte das crianças, ensina o seu filho a respeitar os demais colegas de classe, a aguardar a vez dele na fila, a ser cortês com as outras pessoas que trabalham na escola, entre outras atitudes que serão levadas para fora do ambiente escolar.

O educador proporciona experiências que ajudam a desenvolver as capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e o bem-estar em um ambiente cheio de diversidades.

As atribuições dos professores sofreram modificações nos últimos tempos e com tantas mudanças, surge a perguntar: qual é o atual papel do professor na metodologia de ensino?

Conduzir o conhecimento

Ser professor é partilhar seu saber, gerar informação, fazer o outro crescer, indicar caminhos e para isso tudo é necessário criar vínculos, se aproximar e compreender o outro, o que requer habilidade.

Entender o aluno é a melhor forma para conduzir o conhecimento. Um bom professor compreende que o desenvolvimento humano é constante e contínuo e cada um tem seu momento de chegar lá.

Dia do Professor

No dia 15 de outubro, é celebrado o dia do professor, data em que se agracia aqueles que desenvolvem a educação e o conhecimento no país, compreendendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior.

A educação no Brasil iniciou-se em 15 de outubro de 1827, com um decreto imperial de D. Pedro I e o acesso à educação, mas naquela época ainda era muito restrito, visto que somente as famílias ricas possuíam condições de contratar professores para educar seus filhos e esses profissionais atuavam em escolas privadas ou vendiam conhecimento de forma independente.

Professor no Brasil

Para você exercer a profissão de professor no Brasil, é preciso possuir curso superior ou pós-graduação na modalidade licenciatura é preciso ter cursos em uma área relacionada com o ensino, seja a pedagogia ou qualquer curso na modalidade, no qual se apreendam os principais conceitos didáticos pedagógicos.

No entanto qualquer um com conhecimento pode exercer a profissão de professor em cursos livres.

Clique no link para saber mais sobre O que são os cursos livres?

https://sead.com.br/cursos-livres/

E aí gostou de saber mais sobre a profissão de professor?

Comente abaixo suas histórias com professores, os que marcaram sua vida estudantil e acadêmica!

Forte Abraço

João Ernani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.