O QUE É COACHING?

Tempo de leitura: 8 minutos

O QUE É COACHING?

Origem da palavra coach

Coach é uma palavra da origem inglesa muita utilizada em esportes e atualmente no mundo dos negócios e na vida de pessoas. A tradução literal da palavra coach é técnico ou treinador.

A palavra coach quando utilizada no esporte refere-se ao técnico ou treinador. Este profissional tem o objetivo melhorar a performance de um atleta ou de uma equipe. Também pode ser utilizada para realizações profissionais. Neste caso o coach (aquele que treina) é o profissional responsável em ajudar o coachee (aquele que é treinado passando pelo processo de desenvolvimento) e ou empresas a gerarem mais resultados, aumentar o foco e a produtividade e consequentemente mais ganhos para ambos. Uma outra utilização da palavra coach é no âmbito da vida pessoal. O profissional tem a missão conduzir o cliente (coachee) a gerar reflexões para que a pessoa tenha uma clareza maior sobre o seu propósito de vida e realização profissional e pessoal.

Em outras palavras o coach é o profissional responsável em apoiar o coachee (cliente) através do processo de coaching a desenvolver ou aprimorar uma competência. O processo de coaching é um conjunto de ferramentas focadas no presente e no planejamento para um futuro ideal.  

O processo de Coaching trabalha com 5 pilares

  1. Clareza ou Foco
  2. Planejamento
  3. Ação
  4. Melhoria Contínua
  5. Resultados

Qual o significado da palavra coaching?

Segundo Marques, coaching significa “treinamento” e é uma palavra em inglês que indica uma atividade pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. Foi utilizada pela primeira vez na Hungria para designar carruagem de quatro rodas.

A palavra coach vem da palavra cocher (cocheiro). Este profissional tinha a missão de conduzir a carruagem levando os seus clientes do ponto A para o ponto B.

Segundo Marques, atualmente a palavra coach é utilizada para designar o profissional que exerce a profissão de coaching, seja para uma empresa ou para um indivíduo específico.

A palavra coaching refere-se ao processo de desenvolvimento profissional ou pessoal do coachee. O profissional de coach, utilizando diversas ferramentas, promove o desenvolvimento profissional e pessoal.

A palavra coachee refere-se ao indivíduo (cliente) que passou pelo processo de coaching.

Ainda assim existe muita confusão sobre o que é coaching e outros abordagens similares. Então vamos definir o que não é coaching.

“O coach (treinador) é o profissional que ajuda o coachee (aprendiz) a encontrar seus objetivos, definir suas metas, planejar os próximos passos, colocar o planejamento em ação e trabalha com análise de métricas para uma melhoria contínua e resultados.” João Ernani

O que não é coaching:

  • Terapia é um tratamento que busca amenizar ou acabar com efeitos de uma doença (física, psíquica, motora, etc.). A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos e físicos.
  • Conselheiro é a pessoa habilitada a prestar aconselhamento em áreas psicológicas, relacionais ou orientação profissional.
  • Mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente e que transmite experiência.
  • Treinamento é destreza ou conhecimento adquirido em qualquer área. É o processo que leva o indivíduo a adquirir habilidades ou conhecimento por meio de estudo.
  • Consultoria é a atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente.
  • Ensino é uma forma sistêmica de transmissão de conhecimentos utilizada por humanos para instruir e educar seus semelhantes.

Segundo Marques, o coaching embora use técnicas e métodos da psicologia, é outro tipo de método, que tem como finalidade levar o cliente a sair do estado atual, conquistar seu estado desejado e acelerar seus resultados. Para vivenciar um processo desta natureza, a pessoa deve estar em plenas condições psicológicas.

Ainda segundo Marques, o coaching é uma metodologia cada vez mais presente no Brasil. Inúmeras empresas e pessoas procuram, através do processo, ampliar suas habilidades e competências e assim, potencializar suas performances e alcançar resultados extraordinários.

O coaching é um processo sistêmico que visa aumentar a produtividade de um indivíduo. Ocorre com pelo menos entre duas pessoas o coach (profissional do coaching) e o cochee (cliente).  É papel do coach, através técnicas, de perguntas e reflexões, ajudar o cochee a se desenvolver pessoalmente ou profissionalmente. utilizando diversas ferramentas de gestão e produtividade.

Qual a maior ferramenta em um processo de coaching?

A maior ferramenta do coach é trabalhar com perguntas e nunca com respostas. As perguntas mostram a atual situação e a realidade do coachee. As reflexões e as respostas do coachee apontam as melhores opções, auxiliando assim a tomada de novas decisões e estimulo a ações a serem tomadas para gerar mudança significativas na vida do cliente.

“A essência do coaching é ajudar o indivíduo a resolver seus problemas e a transformar o que aprendeu em resultados positivos para si e para a equipe a qual lidera. Dessa forma, seu aprendizado é ampliado para seu grupo de trabalho e, daí, para a coletividade organizacional.”

O’NEIL, 2001

Segundo Marques, o processo de coaching auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. O coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal.

Quais são os principais objetivos em um processo de coaching?

O processo de coaching vem evoluindo a cada ano e é responsável por diversos benefícios, tais como:

  1. Aumentar nível de conquistas, performance, felicidade e satisfação
  2. Aumentar a produtividade
  3. Aumentar realização e satisfação pessoal, social e profissional
  4. Melhorar resultados financeiros e mais prosperidade
  5. Aumentar equilíbrio e a harmonia integral
  6. Melhorar a qualidade de vida
  7. Melhorar o uso qualitativo do tempo
  8. Dar maior equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional e relacionamentos
  9. Melhorar foco, planejamento e administração do tempo
  10. Alinhar missão de vida, valores e crenças
  11. Permitir melhoria contínua e aprendizado
  12. Aumentar seu nível de energia

Ao fazer um processo de coaching o individuo ou organização pode esperar diversas mudanças positivas em seu dia a dia.

Um bom coach respeita o código de ética e conduta determinado pela Global Coaching Community e tem por finalidade estabelecer os parâmetros da dimensão ética, de forma a garantir, no desempenho profissional de profissionais coaches, o comprometimento com resultado e as necessidades do cliente. O profissional coach age na promoção de mudanças, portanto, deve assumir compromissos éticos com seus clientes e com a sociedade.

O que você deve esperar de um bom Coach?

  • Ouvir na essência
  • Ter uma visão sistêmica
  • Sabe fazer perguntas poderosas
  • Honrar e respeitar a própria história e a história alheia
  • Ter metas e objetivos definidos
  • Ter autoconhecimento
  • Possuir foco no positivo
  • Desenvolver pessoas
  • Buscar sempre resultados extraordinários

O que é coaching? Coaching é um processo?

Coaching é um processo, facilitador para que a pessoa encontre o seu propósito de vida e faça um planejamento definindo estratégias e metas para alcançar os resultado esperados. É uma ferramenta que ensina uma pessoa a tomar decisões mais assertivas em sua vida pessoal ou profissional.

Coaching é um processo desenvolvido humano que utiliza ferramentas e técnicas. Visam facilitar o desenvolvimento profissional e pessoal, tendo como foco a evolução contínua e resultados.

O coach é um patrocinador de ações positivas na vida de seu cliente. Ensina o coachee (aprendiz) a entrar em ação e aprimorar suas competências.

O objetivo o do coach é gerar resultados positivos devido a mudança de padrão de comportamento:

  • pensamento,
  • mindset,
  • quebra de crenças limitadoras,

Tem como o objetivo de trazer desenvolvimento, realização e satisfação plena ao coachee.

Quem precisa de um coach?

Todos precisamos de um coach. Um coach é de fundamental importância em várias etapas da vida seja na infância ou na terceira idade. Este profissional auxilia a pessoa de uma forma sistêmica a tomar decisões estratégicas para ter uma vida com mais sucesso em todas as áreas.

Atendimento

Este profissional pode atender presencialmente ou a distância demonstrando que o coach pode atuar em sua região ou em níveis nacionais. Também pode atender dentro em um consultório, ou se deslocar até a empresa ou à pessoa contratante. A profissão de coach é uma profissão que gera liberdade para o profissional pois este pode atender seus clientes de diversas formas.

No meu ponto de vista o coach trabalha como um agente de transformação que possibilita o coachee a encontrar sua real missão de vida e ter uma vida mais positiva e com maiores resultados. O coaching é um processo de parceria e confiança entre coach e coachee em busca de resultados para uma vida melhor.

Atendimentos on-line em todo o Brasil. Sessão de Coach em Belo Horizonte! Clique aqui para receber um presente.

COACH DE PRODUTIVIDADE –  JOÃO ERNANI – ESPECIALISTA EM MUDANÇA DE VIDA E PRODUTIVIDADE

Lei Também:

COMO FUNCIONA

COACHING SIGNIFICADO

QUANTO CUSTA

COMO ESCOLHER UM COACH?

MERCADO

SESSÃO DE COACHING