Gestão de negócios: o que é, como funciona e tudo sobre …

Gestão de negócios é uma habilidade que pode ser aprendida com a finalidade de gerenciar, administrar todos os processos de um negócio.

gestão de negócios

Toda empresa de sucesso precisa de um bom gestor de negócios. Este pode se capacitar em uma instituição de ensino ou pode aprender de uma forma mais difícil gerindo o próprio negócio.

O que é gestão de negócios?

Gestão de negócios é a habilidade de gerir pessoas e processos em uma empresa. Uma gestão bem feita é o conjunto de estratégias e práticas para manter a empresa saudável no mercado cada vez mais competitivo.

O conhecimento em gestão de negócios possibilita que o profissional administre a empresa de forma mais eficiente e organizada.

A gestão de negócio bem feita, na  minha opinião, é essencial para o desenvolvimento e crescimento do negócio.  Um bom gestor de negócio sabe lidar com crises, problemas e sempre busca as melhores soluções para levar a empresa para um novo patamar.  João Ernani

Quem é o Gestor de negócios?

Gestor de negócio é o profissional responsável pela administração do negócio, ou seja este é responsável por organizar, planejar e orientar todos envolvidos no processo do negócio.

O gestor de negócio pode ser o dono da empresa ou um profissional contratado, o mais importante é que este profissional tenha uma visão global do negócio e saiba lidar com pessoas e sempre com o foco em resultados.

Este profissional deve possuir conhecimento e a capacidade de gerir as receitas, as despesas, os clientes, os fornecedores, os funcionários e também lidar com estratégias, inovações e estimular novos projetos na empresa.

O papel do gestor de negócios é administrar de forma eficiente e organizada, sempre com foco no crescimento da empresa.  Este também tem o papel de influenciar as pessoas a se organizarem melhor, na vida e no empreendimento.

Gerir uma empresa não é uma coisa fácil, então um bom gestor conta com a ajuda de todos os envolvidos no processo da empresa. Este deve saber como utilizar diversas ferramentas administrativas para gerenciar um negócio como um todo.

Este profissional deve ter uma visão global do negócio e conseguir transitar por todas as área da empresa. De preferência deve ter as seguintes habilidades :

  • Gestão financeira
  • Marketing e vendas
  • Gestão de pessoas, equipes, colaboradores e stakeholder
  • Logistica
  • Gestão de projetos
  • Produção e operações

Um bom gestor de negócios deve sempre ter o foco em resultados positivos para empresa.

Para fazer uma boa gestão, o ideal é que este profissional sempre esteja no controle do negócio desenvolvendo pessoas, planejando e controlando os processos e os números dos resultados da empresa.

O gestor de negócios deve possuir habilidades para encontrar soluções para problemas que podem surgir com o andamento da empresa. E de preferência antecipar ações estratégicas para o crescimento do negócio.

Uma outra habilidade desejada para um gestor de negócio é que este saiba escrever, planejar e executar novos projetos, serviços e produtos.

Quando necessário este profissional também deve ter o conhecimento para negociar com bancos e captar dinheiro no mercado.

Concluindo o gestor de negócio é o profissional responsável por toda a gestão de uma empresa, serviço ou produto e deve ter o foco no desenvolvimento de pessoas e principalmente em resultados positivos da empresa.

O gestor de negócios é o profissional com a capacidade de melhorar e desenvolver processo produtos na empresa .

Como fazer uma boa gestão de negócio?

Se você ainda não abriu a sua empresa então o primeiro passo é desenvolver um bom plano de negócios. Um bom planejamento para te orientar nas decisões e minimizar os erros.

Agora se você já tem uma empresa, o primeiro passo é organizar as finanças da empresa e analisar o que deve ser feito para melhorar os resultados.

Atenção: Se suas fianças pessoais estiverem junto com a empresa separe isto imediatamente. O lucro da empresa não é salário do dono e contas pessoais devem ser totalmente separadas da empresa em planilhas diferentes.

Ao identificar o problema você deve procurar por soluções e fazer um bom planejamento estratégico para que a sua empresa possa crescer. Mantenha sempre as informações relevantes para te ajudar a alinhar o desejo e e a viabilidade do negócio.

Converse com a sua equipe e mostre o seu planejamento e debata as suas novas idéias, mostrando uma nova visão na maneira de gerir o seu negócio.

Atenção:  Lembre-se o maior recurso da sua empresa, sempre será o ser humano.

E por último, analise o mercado e aproveite as oportunidades para alcançar o sucesso no seu negócio.

Como fazer a gestão de negócios?

Antes de comentar sobre gestão é muito importante que você conheça os 5 principais setores de uma empresa:

  1. Administrativo
  2. Recursos Humanos
  3. Setor comercial
  4. Financeiro
  5. Setor operacional

Então para fazer uma boa gestão é fundamental ficar atendo:

  • Acompanhe os números da sua empresa (gestão financeiro)
  • Observe o mercado (gestão comercial)
  • Converse com os seu colaboradores (gestão de pessoas, gestão de recursos humanos)
  • Inove (gestão de projetos)
  • Foco em resultados (gestão de projetos, gestão financeira)
  • Compre barato e venda com lucro (Gestão financeira, Gestão comercial)
  • Entregue rápido e com qualidade (Logística)
  • Venda Mais (Estratégias de Marketing)

Forte Abraço João Ernani

Ficou com alguma dúvida? Quero saber a sua opinião.

Deixe o seu comentário! 🙂

[wpdevart_facebook_comment/* Para remover esta mensagem, instale e configure o plugin WpDevArt Facebook comments (https://wordpress.org/plugins/comments-from-facebook/) em "Plugins > Adicionar Novo" */]