COACHING SIGNIFICADO

Tempo de leitura: 3 minutos

Coaching Significado

Coach é uma palavra da origem inglesa muita utilizada em esportes e atualmente no mundo dos negócios e na vida de pessoas. A tradução literal da palavra coach é técnico ou treinador.

A palavra coach quando utilizada no esporte refere-se ao técnico ou treinador. Este profissional tem o objetivo melhorar a performance de um atleta ou de uma equipe. Também pode ser utilizada para realizações profissionais. Neste caso o coach (aquele que treina) é o profissional responsável em ajudar o coachee (aquele que é treinado passando pelo processo de desenvolvimento) e ou empresas a gerarem mais resultados, aumentar o foco e a produtividade e consequentemente mais ganhos para ambos.

Uma outra utilização da palavra coach é no âmbito da vida pessoal. O profissional tem a missão conduzir o cliente (coachee) a gerar reflexões para que a pessoa tenha uma clareza maior sobre o seu propósito de vida e realização profissional e pessoal.

Em outras palavras o coach é o profissional responsável em apoiar o coachee (cliente) através do processo de coaching a desenvolver ou aprimorar uma competência. O processo de coaching é um conjunto de ferramentas focadas no presente e no planejamento para um futuro ideal.

Normalmente o processo de coaching dura entre 10 a 12 sessões com duração média de 1 hora cada e tem o foco auxiliar o coachee a sair do estado atual a ir para o estado desejado. Durante estas sessões o coachee será estimulado a entrar em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. Estas sessões acontecem semanalmente, quinzenalmente, ou mensalmente. As frequências das sessões é um acordo feito pelo coach e seu coachee. Esses encontros podem ser presenciais, no consultório do coach, na empresa ou casa do coachee e até mesmo em um lugar público, como também podem ser feitos à distância, via telefone ou Skype.

“Coaching é um processo com início, meio e fim, definindo em comum acordo entre coach (profissional) e o coachee (cliente), no qual o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, por meio da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades” MARQUES, 2017
José Roberto Marques

Origem da palavra Coach!

Coaching significa “treinamento” e é uma palavra em inglês que indica uma atividade pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. Foi utilizada pela primeira vez na Hungria para designar carruagem de quatro rodas.

A palavra coach vem da palavra cocher (cocheiro). Este profissional tinha a missão de conduzir a carruagem levando os seus clientes do ponto A para o ponto B.

Segundo Marques, atualmente a palavra coach é utilizada para designar o profissional que exerce a profissão de coaching, seja para uma empresa ou para um indivíduo específico.

  • A palavra coaching refere-se ao processo de desenvolvimento profissional ou pessoal do coachee. O profissional de coach, utilizando diversas ferramentas, promove o desenvolvimento profissional e pessoal.
  • A palavra coachee refere-se ao indivíduo (cliente) que passou pelo processo de coaching.
  • Ainda assim existe muita confusão sobre o que é coaching e outros abordagens similares. Então vamos definir o que não é coaching.

“O coach não dirige, não aconselha, não determina. O coach é o profissional que ajuda a iluminar caminhos, fazer crescer a reflexão, avaliar possibilidades; promover o surgimento de um coachee que ocupará a posição de sujeito de seu crescimento, de suas ações e de sua transformação.”
SANTOS 2017

SOLICITE ATENDIMENTO – AGENDE UMA SESSÃO

COACH DE PRODUTIVIDADE –  JOÃO ERNANI – ESPECIALISTA EM MUDANÇA DE VIDA E PRODUTIVIDADE

Lei Também:

O QUE É COACHING?

COMO FUNCIONA

QUANTO CUSTA

COMO ESCOLHER UM COACH?

MERCADO

SESSÃO DE COACHING